logotipo

Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

História e Educação em Química

Linha destinada a recuperar a memória das ações e trabalhos científicos publicados por brasileiros que influenciaram o desenvolvimento da ciência da química no Brasil. Além disso, visa o estudo dos processos e condições para a criação, manutenção e/ou emergência de sistemas de signos (códigos, sistemas verbais de notação, linguagem, gestos, símbolos gráficos, expressivos, pictóricos, etc.) no contexto da educação em química em seus diferentes domínios e formas de atuação.

 

Projeto: Memória da Química no Brasil.Docente(s): Angelo da Cunha Pinto (Química Orgânica), Ricardo Bicca de Alencastro (Química Orgânica), Julio Carlos Afonso (Química Analítica); Código Sigma: nc; Início: 1980.

Projeto: Investigação das formas de uso da noção de espaço em processos de representação estrutural na química. Nessa fase do projeto investiga-se o período desde 1875 (publicação em francês do livro de Vant Hoff) até 1950. O projeto busca levantar imagens e representações de estruturas químicas utilizadas em livros, revistas e panfletos desse período e conduzir uma análise semiótica com o objetivo de caracterizar o uso da noção de espaço. Sabe-se, a partir de uma inferência na literatura da área, que grande parte dos problemas de aprendizagem encontrados por estudantes do ensino superior no tema estereoquímica, por exemplo, se deve ao domínio das habilidades espaciais. Neste projeto buscamos qualificar a noção de espaço em uso no campo da química, ou seja, entender como o espaço é incorporado nas representações estruturais nesse período histórico, considerando como quadro teórico de referência a semiótica e os estudos em filosofia da química;Docente(s): Waldmir Araujo Neto (Química Orgânica & Educação em Química); Código Sigma:  24016; Início: 2013.

O detalhamento dos projetos de cada linha de pesquisa pode ser acessado em http://www.sigma.ufrj.bratravés do Código Sigma descrito nos resumos dos projetos.

 

INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ -INTRANET -FAPERJ -CNPq -CAPES -PERIÓDICOS -CONTATO -RESTRITO

Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, BRASIL | tel: +55 21 3938-7260 | Todos os direitos reservados. ©1999-2015 PGQu & UFRJ.
Google+ | Criação de Sites RJ | Criação de Sistemas Web